sábado, 3 de março de 2012

Albert Camus

GOSTARIA DE DAR OS PARABÉNS ADIANTADO A UMA QUERIDA AMIGA. QUE APARECEU DE REPENTE NA ESCOLA EM QUE EU DAVA AULA. CHEGOU PRONTA PRA CANTAR. MAS SE MOSTROU ENCANTADORA NA SUA FORÇA, NA SUA SABEDORIA E NA SUA AMIZADE. PORQUE NÃO SEI COMO ELA CISMOU EM APARECER EM UMA ÉPOCA EM QUE TUDO ESTAVA DESMORONANDO NA MINHA VIDA. E ME ENSINOU EM TÃO POUCO TEMPO O QUANTO VALE A PENA VIVER. SEMPRE. BRUNA, PARABÉNS PRA VOCÊ!!!!! ESCOLHI ESSE TEXTO DO RUBEM ALVES, PORQUE EU CONSEGUI TE ENXERGAR EM CADA FRASE. EXATAMENTE EM CADA FRASE. 











Albert Camus

                Amigos pediram-me para publicar textos dos escritores que mais amo. Vou atender ao pedido deles, mas quero pedir a vocês, leitores, que leiam devagar. É grosseria beber um licor fino de uma talagada só...

Vão aqui alguns textos de Albert Camus, anotações soltas que ele escreveu em cadernos, sem ordem, do jeito como apareciam. O escritor é um pintor de cenários. Enquanto lê, veja os cenários que ele pinta. Você poderá até imaginar as cenas que ele estava vendo quando escreveu. Frequentemente escrevemos para não deixar que as cenas nos fujam...

Céu de trovada em agosto. Aragem escaldante. Nuvens negras. No entanto, do lado do nascente uma faixa azul, delicada, transparente. Impossível fixa-la. A sua presença é uma tortura para os olhos e para a alma. Porque a beleza é insuportável. Ela desespera-nos, eternidade de um minuto que desejaríamos prolongar pelo tempo afora.

É a furiosa paixão de viver que dá sentido aos meus dias.

Se ainda me oprime alguma angústia, é por sentir este momento intangível escorregar entre os dedos como as perolas do mercúrio. Sou feliz neste mundo, pois o meu reino é deste mundo. Nuvem que passa e instante que se desvanece

Quando vemos pela primeira vez o resplendor da felicidade no rosto de um ser que amamos, sabemos que não pode haver outra vocação para um homem que não seja a de suscitar essa luz nos rostos que o rodeiam.

Segundo os chineses, os impérios que estão à beira da ruína têm numerosas leis.

Só tardiamente ganhamos coragem para assumir aquilo que já sabemos

Por uma psicologia generosa: ajudamos mais uma pessoa dando dela própria uma imagem favorável do que apontando constantemente seus defeitos.

Envelhecer é passar da paixão para a compaixão.

Os antigos filósofos pensavam muito mais do que liam. Eis por que se agarravam tão tenazmente ao concreto. A invenção da imprensa modificou as coisas. Lê-se mais do que se pensa. Não temos hoje filosofia, mas apenas comentários. É o que diz Gilson ao afirmar que à idade dos filósofos que se ocupam de filosofia sucedeu a idade dos professores de filosofia que se ocupam de filósofos.

Se durante o dia o voo dos pássaros parece sempre sem destino, à noite dir-se-ia reencontrar sempre uma finalidade. Voam para alguma coisa. Assim talvez na noite da vida...

Por que sou um artista e não um filósofo? É que penso segundo as palavras e não segundo as ideias.

Instante de adorável silêncio. Os homens calaram-se. A eternidade está ali e eu esperava-a. agora posso falar. Não sei o que de melhor poderia desejar senão esta contínua presença de mim próprio em mim próprio. Não é ser feliz que desejo agora, mas apenas ser consciente. Julgamo-nos separados do mundo, mas basta que uma oliveira se projete no meio da poeira dourada, bastam algumas praias resplandecentes sob o sol matinal, para que sintamos dissolver-se em nós essa resistência. Cada minuto de vida tem em si seu valor de milagre e o seu rosto de eterna juventude.

Jovem, eu pedia às pessoas mais do que elas me podiam dar: uma amizade contínua, uma emoção permanente. Hoje sei pedir-lhes menos do que podem dar: uma companhia sem palavras...

A vida é curta e é um pecado desperdiçar o tempo. Eu perco o meu tempo durante todo o dia e os outros dizem que sou muito ativo. Hoje é um momento de paragem e o meu coração parte ao encontro de si mesmo.

Mas os meus escritos sairão das minhas horas de felicidade. Mesmo naquilo que eles tiverem de cruel. Preciso de escrever assim como preciso respirar, porque o corpo mo exige.

A necessidade de ter razão marca o espírito vulgar.

As filosofias valem aquilo que valem os filósofos. Maior é o homem, mais a filosofia é verdadeira.

Cada vez que ouço um discurso político ou que leio os que nos dirigem, sinto-me apavorado por não ouvir nada que emita um som humano. São sempre as mesmas palavras que dizem as mesmas mentiras. E visto que os homens se conformam, que a cólera do povo ainda não destruiu os fantoches, vejo nisso a prova de que os homens não dão a menor importância ao próprio governo e que jogam, essa é que é a verdade, que jogam com toda uma parte de sua vida e dos seus interesses chamados vitais.

Se eu escrevesse aqui um livro de moral, teria cem paginas e noventa e nove estariam em branco. Na ultima, escreveria: “Eu apenas conheço um único dever, que é o de amar”.


Não resisti e fiz uma miscelânea de pequenas frases de alguns outros dos meus “companheiros de viagem”, autores que aprecio e que sempre que posso releio:

·         Será necessário tentar compreender o passado pelo presente, longe de tentar incessantemente explicar o presente pelo passado. (Bachelard)     

·         Meu coração é um albergue aberto toda a noite. (Fernando Pessoa)

·         Felicidade se acha é só em horinhas de descuido... (Guimarães Rosa)

·         O que um dia vou saber, não sabendo já sabia. (Guimarães Rosa)

·         O poeta e filósofo persa Al-Ghazali achava que a música – uma certa música, principalmente – é aliada ao verdadeiro conhecimento, aquele que flui de dentro do espírito, não dos livros ou das teorias. Para o poeta, a música abre as janelas do coração. De tal maneira que às vezes quem começa a ouvir a melodia não é o mesmo homem que ouve seus acordes finais (Luis Carlos Lisboa)

·         Se a música fosse apenas uma combinação de sons, não ocuparia um espaço tão grande na vida dos homens. Porque a música é uma janela do espírito, uma força capaz de envolver e transformar que a ouve, ela acompanha o ser humana na sua caminhada pelo mundo. (Luiz Carlos Lisboa)

·         A maneira mais fácil de corromper um jovem é ensina-lo a ter mais respeito por aqueles que pensam igual que por aqueles que pensam diferente. (Nietzsche)


·      Que o futuro e o mais distante sejam a causa do seu hoje. (Nietzsche)




Bruna que seu aniversário seja tudo o que você gostaria que fosse. Uma sugestão de neve ao calor, uma luz na escuridão... mas se tudo isso faltar...  só o amor já resolve!!!
Feliz Aniversário Adiantado!!

TEXTO RETIRADO DO LIVRO: PENSAMENTOS QUE PENSO QUANDO NÃO ESTOU PENSANDO. RUBEM ALVES

Um comentário:

  1. Isa, amei a homenagem! Lindo texto. Gosto mais ainda das pessoas que me surpreendem. E foi o que você fez. Você só esqueceu que sou pisciana e choro com muita facilidade.
    Não é atoa que dizem que amigos é a família que a gente escolhe.
    Obrigada pelo presente.
    Te adoro!!!

    ResponderExcluir